quarta-feira, fevereiro 01, 2006

cai o pano - fim do I acto

prekmurski kavbojci num concerto em almada, Dez 05

o latifundário permite a ocupação das suas terras


Danu blau anunciou que este blog ia mudar. 'Tavez não acabe, mas vai mudar muito". Ainda que tenha razão, não lhe compete a ele tomar essas decisões. Por isso, volto eu para fechar o pano.

Este blog vai mudar um bocado, por diferentes motivos, alguns dos quais o Danu Blau refere. Sem querer repetir o que já aí foi dito, digo só que me desiludi (e só porque em parte vinha iludido) com o potencial de um blog escrito por uma só pessoa. Das três, uma:
- ou és um cromo bestial, daqueles de caderneta tipo Pacheco Pereira;
- ou estás nisto há muito tempo, e compensas na ancianidade o que não tens para dizer de relevante sobre o presente;
- ou escreves mesmo muito bem, conseguindo cativar os teus leitores;

Como só fico à porta destas três vias para o estrelato (haverá outras, como a tua pachorra para linkar todos os blogs que andam por aí), torna-se complicado operacionalizar a ideia de uma audiência estritamente construída em torno dos meus próprios interesses. No fundo é uma dialéctica negativa: os meus interesses são variados e como não replicam exactamente os interesses de quem me lê cria-se um bloqueio.

Por isso, este blog vai mudar, sim. Não vai acabar, mas vai passar a ser colectivo. Estou neste momento em fase de negociações com duas pessoas muito próximas de mim, geografica e/ou afectivamente. Estou à espera que aceitem o meu desafio de ocupar este estaminé comigo.

É também um casamento de conveniência: eu não tenho tempo para actualizar diariamente um blog, terei agora outros para ajudar nessa tarefa; um dos amigos que convidei só vai escrever em inglês, o que me vai permitir continuar a escrever aqui em Português (não só porque é o único momento do dia em que o faço, mas também porque partilho do comentário do Miguel Caetano aí para baixo). Com este convite, quem sabe, poderá este blog tornar-se multi-linguístico e desafiar barreiras entre a europa (a nossa lisboa...) e os estados unidos (a nossa paroquial cidade de chicago).

E nesta nota me despeço. Foi um prazer começar este blog, desejo não o ter que o acabar. Espero que a colectivização deste blog comece rapidamente. Como diria o Santana: "estarei por aí." E se a plebe se portar mal fecho a loja.

7 comentários:

A. Cabral disse...

Perdoai a indescricao... o vosso blog tem email?

Miguel disse...

vai ter em breve (uindissiti@gmail.com). Até lá podes apanhar-me aqui: fcalvao@uchicago.edu

Anónimo disse...

Sendo que a mim me cabia fazer a ligacao entre os dois, aqui vai, tarde e mas horas, via blogosfera:

-A. Cabral, aka Tiago
-Danu Blau, aka Felipe

Felipe, era este o Tiago que te falei para a tal entrevista. Tiago era este o tal Felipe.

Para os restantes, perdoai esta pequena intromissao para apresentar as comadres.

A. Cabral disse...

Agradecido Vasco pelas apresentacoes! Estou um bocado apertado de trabalho e por coincidencia por causa de uma entrevista que tenho que fazer amanha. Daqui a uns dias envio um email, tenho umas questoes para antropologo responder...

Abracos!

Miguel disse...

vasco, apresentar comadres nunca foi intromissão.
A. Cabral, vamos conversando. Fico à espera desse mail.

Abraços

Anónimo disse...

i really like the idea of collective authorship, not just for the difference in perspectives it allows but also the dialogue it can create between them, i'm interested in seeing how it plays out, though i'm not sure if it will let you get away from the problems of audience, content and style you've been talking about

em respeito ao questão de escrever em ingles ou portugues, i'm really glad that you have decided to continue writing in portuguese, but i'm sure having something in english will be appreciated by many people here in hyde park

um beijo

Anónimo disse...

Oh!Calvin!Estou tão triste!eu que gostava tanto do teu blog!e agora vai toda a gente falar em ingrês! eu não vou pereceber nada! não lhe podes pesir ao teu amigo para esvcrever em castellano e assim eu conseguir perceber?besos guapo