quinta-feira, dezembro 08, 2005

A insustentável leveza do nihilismo português



Diz-me o Tiago Mao que a herança do Bologna Nihil é difícil de superar. Pois eu digo que nunca fui grande apreciador do registo do Bologna Nihil. Que descanse em paz. Podes puxar os galões nostálgicos da sua efémera existência mas não morro de saudades. Deixa-me até dizer-te que é sintomático da nossa paroquialidade achar que foi um blog único no seu registo e que faz escola. Triste notícia: não inventaram os haikus nem o situacionismo.

Tal como tudo o que perde a aura de novidade o bloguismo nihil em Portugal foi sol de pouca dura. Senão, pensa só em quem escrevia no Bologna Nihil. Onde pará o Xico Nhoca? Num blog tristonho, keeping the dream alive. Apostaria até em como leva recadinhos dos camaradas de blog quando se lembra de puxar de uma imagem do Milo Manara. E Sun Tzu? Terra incógnita, mas a levar recadinhos ao Abrupto sobre o Fórum Social Português. “Havia um tempo” da diáspora blogosférica...pois é, esse tempo acabou.
Gosto do Bologna nihil na medida em que gostos dos meus amigos que lá escreviam, pessoas inteligentes que escreviam com piada. Já do bloguismo nihil, não posso gostar de uma coisa que não existe.

Este blog não pretende imitar nada, muito menos aventuras nihilistas, hedonistas, sexuais ou políticas. Este blog diz pouco? Se mais não escrevo é porque não me apetece. Não me apetece vangloriar dos grandes feitos da minha vida (se os tivesse), canibalizar as minhas experiências sexuais, fazer do blog a carpete vermelha das festas a que vou.

Este blog pouco representa para mim. Não é o ‘meu’ blog nem conto quantas pessoas passam por aqui (apesar de um contador enganador por aí). Não me ponho em bicos de pés para discutir política internacional com os bichos-carpinteiros, presidenciais com o mario-super e merdas do tipo. Não é à toa que só ligo a pessoas próximas. Gostaria de poder linkar um suntzuhaiku mas não me parece muito activo. Seria bom voltá-lo a encontrar mais vezes. É uma opção, claro que sim, tal como ter outros espaços para o fazer - se calhar também eu tenho outros paradeiros para audiências nenhumas. Até lá, I'm stuck in Folsom prison.

E no final, tenho saudades tuas. E ando para pedir notícias há algum tempo. Vê lá se apareces mais vezes, já esperava uma visita tua. Quem sabe podemos começar uma coisa nova tipo BCN meets CHI-town in xHellx?

2 comentários:

Anónimo disse...

I think we'll see a cat fight! Go vanguardism, go...

Anónimo disse...

vá meninos...sejam amiguinhos!