sábado, março 11, 2006

spring break na biblioteca

"Pipas, não stresses mano, porquê estes assomos de consciência do ridiculo subitamente agora? Estudas nos States, passas o lendário e para nós comuns mortais inacessivel springbreak fechado num cemitério de livros"
(comentário deixado por um wanna-be-frat-boy?)

Deve ser da idade, mas o encanto teenager do 'spring break' já não me seduz (if it ever did). Ficando-me pelo imaginário adolescente dos frat boys (ou de uma fenomenologia dos sentidos, como quiserem) eu digo:

É na biblioteca que a educação se torna sedutiva (at a higher level). Um inquérito no último número da Vita Excolatur (a revista erótica da UofC) diz: "52% of respondents have had sex in a campus building. Of these, 10% have had sex in the stacks; 5% elsewhere in the Reg" [biblioteca central].

Pode haver então algo mais 'springbreakiano' que passar esta temporada na biblioteca - um 'cemitério de livros' - talking dirty in latin e lendo em voz alta La Pensée Sauvage?

E agora vou para a biblioteca (que, como qualquer cemitério, é um espaço onde os limites da vida e da morte são constantemente negociados. Para não ir mais longe, os miúdos de rua de Kinshasa ocuparam os cemitérios da cidade e aí passaram a viver).

8 comentários:

Anónimo disse...

deve ser mesmo da idade...

spring break fcsh disse...

Pipas men voltas-te a triunfar, dominas bem esse rizomático jogo de reaproveitação dos espaços: tal como os miúdos de kinshasa ocupam os cemitérios os bolseiros fullbright piscam o olho ás colegas na biblioteca da UC, memo uma efervescência de subjetificação dos espaços. De resto devias pelo menos ter metido o comentário na sua totalidade...

tony disse...

tens HBO? já que vais ficar em casa podias gravar o primeiro episódio da nova série dos sopranos

estudanteaplicado disse...

aqui estão pela hora da morte os meus engates na Biblioteca Nacional...ao menos já consegui trazer cá a casa aquela bibliotecária de óculos para comer uma sopinha...tenho de lhe falar do "pensée suavage"...se com o Pipas resulta!

Danu Blau disse...

tony, não tenho HBO mas se me disseres quando passa é possível que consiga pedir a alguém para gravar.

tony disse...

men hoje à noite começa a sexta série! está até nos jornais portugueses

Sara Figueiredo Costa disse...

Havia tanto para dizer sobre bibliotecas e piscares de olhos... Enfim, o que eu invejo mesmo é a quantidade de livros que deves ter aí à disposição, enquanto que por cá há quem pene para encontrar um exemplar de qualquer coisa editada há 20 anos.
Boa spring break!

rita disse...

um laptop numa biblioteca serve para tapar até aos olhos, como os véus, tornando 'exótica' a função crítica