quarta-feira, janeiro 25, 2006

um pedido à sociedade civil

estou a ler um livro engraçado sobre o significado social do dinheiro. Nada de muito novo, mas com pormenores históricos interessantes. A introdução da moeda única nos estados unidos seria um deles.
Vagamente situado no período que se segue à guerra civil, até início do século XX, o processo de 'dolarização' da economia não foi de todo pacífico. Houve um verdadeiro debate público sobre se seria legítimo, por exemplo, os estados deixarem de emitir moeda própria, se os mineiros da califórnia tinham ou não direito a fazer circular pequenas pepitas de ouro como forma de pagamento entre si, ou se casinos, bordéis, cafés e tantos outros estaminés do tipo podiam ou não ter a sua própria 'moeda'. Houve mesmo eleições para decidir sobre estes assuntos. O que faz a diferença nos estados unidos é precisamente este debate ter vindo a público.
O resto da história - pelo menos em termos de funcionamento de mercado - é conhecida. Simmel e outros já o tinham identificado. O que é interessante neste livro é a forma como a autora identifica a circulação de diferentes 'dinheiros' - com significados sociais específicos, utilizações distintas consoante a sua origem etc - até aos nossos dias.

Isto vem a propósito de nada. Queria só pedir sugestões a quem perceba do assunto sobre que programas recomendariam para a edição de imagens em movimento (em pc ou mac). Muito agradecido.

3 comentários:

Anónimo disse...

respondendo ao teu pedido de sugestões, ocorre-me o tiger, para mac. caro caro, mas ouvi dizer que é bom.

guilherme disse...

se tás a começar recomendo Pinnacle Studio Plus 10. barato, funcional. se vais para voos mais altos ($$) pensa no vegas video 3, mesmo como alternativa ao final cut pro.

Danu Blau disse...

agradecido aos dois.